Secretaria dos Direitos Humanos realiza Fórum Internacional da Política da Pessoa Idosa no dia 10 de outubro

Madea Bandor
Madea Bandor

As pessoas idosas representam uma importante parcela da população cearense, sendo mais de 1,2 milhões de pessoas segundo dados do IBGE. Esse público necessita de atenções especiais e integra políticas transversais do Estado, que buscam garantir uma longevidade saudável e ativa. Por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) atua diretamente com a articulação e o desenvolvimento dessa política no estado.

Com o intuito de disseminar informações sobre essa temática, a Sedih realiza o Fórum Internacional da Política da Pessoa Idosa, com o tema 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa no Brasil: A promoção da Cultura de Paz e a proteção das pessoas idosas. A programação acontece no dia 10 de outubro, às 8h, no Auditório Murilo Aguiar em Fortaleza-CE. O evento conta com apoio da Assembleia Legislativa do Ceará e da Universidade Católica Portuguesa.

Durante a programação, o professor da Universidade Católica Portuguesa, Eduardo Duque, apresenta palestra sobre o processo de envelhecimento, abordando culturas, gerações e atitudes. Também serão discutidos círculos de construção de paz e o cuidado com a pessoa idosa, além de apresentada a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, em momentos coordenados por Nádia de Paula e Vyna Leite, da Sedih, respectivamente.

“A política transversal de atenção às pessoas idosas é um dos focos de atuação da Secretaria dos Direitos Humanos. Estamos nos fortalecendo cada vez mais para dar atenção a essa população, combatendo a violência que, infelizmente, tem altos índices e oferecendo cuidado direcionado às maiores necessidades desse público”, pontua a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

Visando fortalecer as políticas de atenção às pessoas idosas, o Governo do Ceará criou a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, vinculada à Sedih, que atua diretamente com a articulação e o desenvolvimento dessa temática no Estado.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *