Energias Renováveis: Projeto H-TEC inicia aulas práticas da 1ª turma de multiplicadores

Madea Bandor
Madea Bandor

Uma solenidade na manhã desta segunda-feira (24) marcou o início das aulas práticas dos Cursos de Formação de Multiplicadores do Projeto H-TEC, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secitece, voltada para o fortalecimento e a qualificação de profissionais na área de energias renováveis. O evento, realizado no auditório do Senai Barra do Ceará, em Fortaleza, contou com a presença da secretária em exercício da Secitece, Adeline Lobão, representando o governador Elmano de Freitas.

A atividade foi direcionada à primeira turma do curso, formada por 525 alunos. Houve transmissão simultânea da solenidade para os estudantes do interior nos polos de Juazeiro do Norte e Sobral.

Em sua fala, a secretária Adeline Lobão deu as boas-vindas aos alunos nessa nova fase do projeto. “Desejo um excelente aproveitamento das aulas práticas e parabenizo os estudantes, dizendo que vocês estão construindo um capítulo importante na história do Ceará no tocante à transição energética do nosso estado”, destacou.

A secretária em exercício da Secitece pontuou que o Governo do Ceará está garantindo a participação feminina no Projeto H-TEC. Ao todo, são 20% das vagas direcionadas às mulheres, medida que proporciona a permanência e a ascensão deste público na área de energias renováveis.

Parcerias
Ainda em seu discurso, Adeline agradeceu as instituições parceiras e destacou o trabalho da Funcap, vinculada da Secitece responsável por operacionalizar o Projeto H-TEC. “Toda a união de esforços vai possibilitar a formação dos multiplicadores que viabilizarão o acesso, pelos cearenses, dos frutos da diversificação da matriz energética no estado. Nosso governador Elmano de Freitas já divulgou que toda a movimentação para a transição energética representará mais de R$ 80 bilhões de investimentos no Ceará”, completou.

Presente na solenidade, o diretor do Senai Ceará, Paulo André Holanda, frisou que o projeto H-TEC pode ser considerado uma referência nacional. “Desconheço, a nível de país, uma formação de multiplicadores para energias renováveis como essa (…). O Ceará já se destaca no Brasil como o estado que possui mais memorandos de entendimento para produção de hidrogênio verde”, disse o diretor, chancelando a importância da qualificação de profissionais na área a partir do envolvimento da “tríplice hélice”, formada pelo governo, academia e setor empresarial.

O presidente da Funcap, Raimundo Costa, agradeceu ao Senai Ceará, que proporcionará as aulas práticas em seu Centro de Excelência para Transição Energética, que conta com equipamentos e ensino de ponta na área. “Os estudantes têm muito a ganhar com esse aprendizado”, destacou.

O dirigente da Fundação reforçou o objetivo do projeto, que possui a meta de formar 10 mil pessoas para atuarem na área de energias renováveis. “Queremos capacitar o estado para concretizar os memorandos e o papel dos multiplicadores é essencial nessa cadeia”, disse.

Sobre o Projeto H-TEC
A iniciativa tem como principal objetivo promover a capacitação profissional em energias renováveis no Ceará, visando à inclusão socioeconômica e ao atendimento das demandas crescentes da cadeia produtiva do setor (especialmente no que tange à energia eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde) por meio da implantação de laboratórios de ensino especializados e da formação técnica, alinhadas às inovações e necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.

O Projeto H-TEC é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secitece, com operacionalização da Funcap, em cooperação técnica com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O projeto tem a parceria das seguintes instituições: Secretaria do Trabalho do Ceará; Secretaria da Educação do Ceará; Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará; Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Ceará (Senai-CE).

Participaram da solenidade desta segunda-feira o consultor de Energia da Fiec, Jurandir Picanço; o coordenador do Projeto H-TEC, Michael Duarte; e o coordenador geral da Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará (Rede VERDES), Célio Loureiro.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *