Projeto Sebrae/Embrapii impulsiona os ecossistemas de inovação no Ceará

Madea Bandor
Madea Bandor

Parceria já apoia 42 projetos ligados a diversas áreas como automação, robótica e inteligência artificial; IFCE é uma das unidades credenciadas que abriga esse conjunto de projetos.

O desenvolvimento de um país está fortemente atrelado às políticas relacionadas aos campos da pesquisa e da inovação na busca por soluções e melhoramentos de áreas diversas como saúde, educação, economia e segurança. Esse crescimento também se dá pela atuação das milhares de empresas em funcionamento no país, fomentando a economia por meio do empreendedorismo.

Ciente dessa importância, o Sebrae firma parcerias com empresas que fomentam a inovação com o objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas, tanto no mercado interno como no internacional.

Uma dessas parcerias acontece com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii), Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. A missão da Emprapii é contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira por meio do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades.

Uma das empresas beneficiadas pelo projeto Sebrae/Embrapii é a RAV Tecnologia, do empresário Victor Martins. A empresa, que oferece soluções diversas na área da indústria 4.0, conta com o suporte do Sebrae para o desenvolvimento de um projeto de plataforma de gestão e monitoramento da produção agropecuária, que tem como objetivo acompanhar, em tempo real, todos os itens necessários para que produtores rurais tenham informações estratégicas, mediante a uma ótica sistêmica, com recursos inovadores para apoio a tomada de decisão.

Empresário Victor Martins, da RAV Tecnologia, empresa beneficiada pelo projeto Sebrae/Embrapii

De acordo com o empresário Victor Martins, da RAV Tecnologia, com o apoio do Sebrae por meio da parceria com a Embrapii/Sebrae, a empresa tem o suporte necessário para “andar com as próprias pernas”.

“Por intermédio do Embrapii, pudemos enxergar a possibilidade de evoluir e colocar nosso projeto no mercado, de forma segura e com as devidas melhorias para que nossos diferenciais, possam ser, de fato, explorados. Ao chegar no Sebrae percebi o quanto pudemos alavancar nosso projeto por meio de iniciativas que vão muito além do suporte financeiro que o Embrapii também oferece. O Sebrae me abriu os olhos para várias iniciativas que eles têm para fomentar o ecossistema de startups”, declarou.

Segundo o articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de inovação, Herbart Melo, já são 42 projetos de inovação sendo apoiados pelo projeto Sebrae/Embrapii. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) é a unidade que tem sido responsável por receber e desenvolver esses projetos em áreas como refrigeração, sistemas submarinos, desenvolvimento de hardware, automação e robótica, química, materiais, sistema de comunicação, manufatura, biotecnologia, prototipagem, integração de sistemas e inteligência artificial.

“No Ceará, hoje, nós temos duas unidades credenciadas para desenvolver essa ação. Uma delas é o Instituto Federal do Ceara (IFCE), com total apoio do reitor José Wally Mendonça Menezes. Esta é a unidade que tem atendido a esses 42 projetos e as principais tecnologias classificadas nas propostas são refrigeração”, explica.

Já para Alci Porto, diretor técnico do Sebrae Ceará, o estado do Ceará tem crescido muito com relação ao nascimento de empresas inovadoras e, com isso, muitas ações também estão sendo desenvolvidas para dar suporte a todas essas empresas.

“Hoje o Sebrae vem buscando parcerias com as demais instituições, os programas e as iniciativas em prol da transformação do estado do Ceará em uma grande rede de inovação. Nos dois últimos anos o projeto Sebrae/Embrapii tem contribuído, e muito, para essa construção da rede dos ecossistemas de inovação. A expectativa do Sebrae é garantir que as startups, bem como todas as micro pequenas empresas, tirem do papel seus projetos de inovação industrial e que a rede de ecossistema de inovação do Ceará seja fortalecida”, afirma.

O Sebrae apoia iniciativas inovadoras e está ao lado das empresas para pensar melhorias e soluções para os mais diversos setores da economia.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *