“Eu tinha muita esperança que isso acontecesse. Foi uma surpresa muito agradável ter recebido a notificação [do Meu Celular]”. Foi o que disse o psicólogo Clauberson Rios, de 46 anos, ao receber de volta o celular furtado em novembro de 2023. A primeira entrega de celulares recuperados pelo Programa Meu Celular, do Governo do Ceará, ocorreu nesta quarta-feira (22), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Na ocasião, estiveram presentes o governador Elmano de Freitas; o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez ; entre outras autoridades.
Clauberson relatou que logo após o furto, que aconteceu na saída de um jantar em família, na Praia de Iracema, ele fez questão de registrar o Boletim de Ocorrência. Quando soube do Meu Celular, que foi lançado em abril deste ano, a esperança do psicólogo aumentou.
“Tinha só 20 dias que eu tinha comprado o celular, fiquei muito decepcionado e frustrado, porque você trabalha para ter um bem. Até fiz um seguro, mas não cobriu o tipo de furto que sofri. Tem que fazer o que é certo e acreditar realmente na efetividade da ação da Polícia Civil”, pontuou Clauberson.
O governador reforçou que os celulares devem estar com seus donos. Na oportunidade, parabenizou o trabalho das Forças de Segurança. “Essa ação é do Governo do Ceará, por meio dos servidores e profissionais da Segurança Pública, do Poder Judiciário e do Ministério Público. Estou muito feliz neste momento, é para isso que a gente trabalha”, afirmou Elmano de Freitas.
Até o momento, mais de 500 celulares já foram recuperados, e cerca de 300 devem ser entregues na Capital somente nesta primeira entrega, iniciada nesta quarta. Em Fortaleza, os aparelhos serão devolvidos na sede da Polícia Civil, no Cisp. O comparecimento só deve ser feito após notificação.
Meu Celular
O Meu Celular, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tem o objetivo de auxiliar as Forças de Segurança do Ceará na recuperação de celulares ou tablets roubados, furtados ou perdidos. O programa engloba uma plataforma e operações da Polícia Civil do Ceará (PCCE).
A plataforma Meu Celular já soma 12.317 usuários cadastrados, com um total de 5.690 dispositivos registrados na base de dados, sendo que 5.097 estão sem alertas de perda, furto ou roubo e outros 579 possuem alerta.
As pessoas que estavam em posse desses aparelhos (furtados, roubados ou perdidos) foram intimadas e devolveram os aparelhos para a PCCE. “O povo cearense é tão correto que essas centenas de celulares foram entregues”, completou o governador.
O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, explicou que a estratégia será permanente para desestimular a prática de crimes relacionados, incluindo a receptação. “A ideia é desmotivar as pessoas que venham a praticar esse tipo de crime no Ceará. Também identificar pessoas que façam comércio fruto de objetos de roubo ou outros crimes. Com isso, reduzir os índices de assaltos e furtos”, garantiu.
Operações da PCCE no Interior
Até o momento, 155 celulares foram apreendidos durante operação em Jijoca de Jericoacoara, no dia 15 de abril. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, 53 celulares foram apreendidos no mês de abril.
Vale destacar que nem todos esses aparelhos foram cadastrados na ferramenta Meu Celular, mas com o cruzamento de dados dos Boletins de Ocorrência e das operadoras de telefonia, a Polícia Civil tem buscado identificar os proprietários.
Devolução dos aparelhos para as Forças de Segurança
Caso receba a notificação para a devolução de um celular ou tablet, o procedimento deve ser feito somente no endereço: Rua do Rosário, 199, Centro, Fortaleza-CE.
O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, falou sobre a ação: “Primeiro, a Polícia intima, aguarda a resposta da pessoa. Caso ela informe que não vai devolver, ou se mostre resistente, a gente toma outras medidas, como intimar pessoalmente”, explicou.